SERVIDORES DAS UPAS E SAMU REALIZAM CURSO DE ACLS NO IEP DA SANTA CASA

O treinamento, que aperfeiçoa competências para o atendimento de emergências, foi realizado no final de semana.
Data da Notícia: 23/10/2023 13:42:12

Servidores das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São Carlos realizaram o curso de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS) oferecido no Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) da Santa Casa.

O treinamento ocorreu no sábado (21/10) e domingo (22/10) e foi ministrado pela Dra. Carolina Toniolo Zenatti e pelo enfermeiro intensivista e emergencista, César Amaro, ambos instrutores facultados do Centro de Treinamento do Hospital do Coração (Hcor).

“É o protocolo mais utilizado no mundo e é super importante essa sistematização do atendimento, para aumentar a chance de sobrevida do paciente. Então o aluno aprende como identificar e tratar a parada cardiorrespiratória em todos os ritmos de parada: tanto ritmos elétricos, como ritmos mecânicos. Um adicional é que o profissional também sai preparado para identificar, reconhecer e tratar bradiarritmias e taquiarritmias”, explicou César Amaro.

A Diretora do Departamento de Urgência e Emergência da Prefeitura de São Carlos, Daniele Robles Antoneli, realizou o curso de ACLS e disse que a intenção é seguir capacitando os servidores de saúde da rede municipal de saúde. “Nós visamos a capacitação dos profissionais para a melhoria constante do atendimento ofertado para a população. Também estamos pensando em oferecer o treinamento PALS [Suporte Avançado de Vida em Pediatria], que é específico para atendimento de urgência e emergências para as crianças, e depois o ATLS [Suporte Avançado de Vida no Trauma] para o Samu”, disse a Diretora.

ENTRE EM CONTATO PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS CURSOS OFERECIDOS NO INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA (IEP):

E-mail: iep@santacasasaocarlos.com.br

Site: www.santacasasaocarlos.com.br