Santa Casa recebe R$ 3,2 milhões de emendas parlamentares e doações

Verba pública foi aplicada na modernização dos equipamentos tanto da área médica como do setor administrativo
Data da Notícia: 05/01/2015 00:00:00

Morillas: “Estamos em busca do aperfeiçoamento do serviço de saúde, que atende tanto ao paciente do Sistema Único de Saúde (SUS), como convênios, sem distinção”

A Santa Casa de São Carlos contabilizou em 2014 um volume de aproximadamente R$ 3,2 milhões provenientes de emendas parlamentares e doações feitas por deputados federal e estadual, vereadores e Câmara Municipal. O montante foi destinado para a compra de equipamentos tanto para a área médica como para o setor administrativo. Alguns exemplos de investimentos indicam como a verba foi aplicada na Santa Casa, como: na renovação de cardioversor e desfibrilador onde foram investidos R$ 560 mil. Outros R$ 659,5 mil foram destinados à compra de mesa cirúrgica universal e ortopédica. Perto de R$ 90 mil foram usados na aquisição de bisturi eletrônico. Para o perfurador ósseo investiu-se R$ 243,9. Em carrinhos de emergência e de medicação foram investidos R$ 176 mil. A ala pediátrica foi contemplada com 11 incubadoras que ficou em R$ 45,7 mil. Ao todo foram 17 setores que receberam da Mesa Administrativa investimentos no hospital. “Para o leitor leigo, não familiarizado com a nomenclatura médica, esses nomes podem ser um enigma. Mas, o importante é frisar que esses equipamentos adquiridos pela Santa Casa são para modernizar o atendimento e dinamizar os procedimentos médicos. Estamos em busca do aperfeiçoamento do serviço de saúde, que atende tanto ao paciente do Sistema Único de Saúde (SUS), como convênios, sem distinção”, relatou o provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior. Os recursos de emendas dos vereadores somaram no período R$ 990,5 mil destinados por 11 parlamentares, além do repasse de parte do duodécimo do Legislativo revertido pela Presidência da Câmara (gestão do ex-presidente Marquinho Amaral). A verba entrou no orçamento do hospital para custeio de materiais especiais da Unidade Coronária, ampliação do hospital, compra de colchonete para maca e enxoval cirúrgico para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Para Morillas Júnior, o hospital necessita da manutenção das doações feitas mediante emendas parlamentares para compensar o déficit deixado pelo atendimento médico feito através do SUS. “A Tabela SUS corresponde a 60% do valor do atendimento. Os 40 % que faltam para completar o orçamento, são pagos com as doações de políticos, entidades e empresas e, sobretudo, da população. Sem essa benfeitoria muitas das nossas ações ficariam prejudicadas”. Morillas também ressaltou a importância de divulgar esses valores no intuito de dar transparência e publicidade na gestão do dinheiro público. A Santa Casa também recebeu em 2014 um lote de 134,4 mil bloquetes produzidos pela Prohab (Progresso e Habitação de São Carlos) para a pavimentação do estacionamento interno do hospital em uma área de 2,8 mil metros quadrados. A destinação foi viabilizada pelo vereador e presidente da Câmara Luiz Carlos Fernandes da Cruz (Lucão) e vem ao encontro do Plano Diretor da Santa Casa que está ampliando sua área construída. Para Lucão, os vereadores devem permanecem atentos às demandas da Santa Casa, hospital de referência no atendimento de saúde oferecido à população. Enfatizou os avanços da entidade na modernização tecnológica e administrativa, respeito e dignidade no atendimento aos pacientes. "É fundamental que o poder público dê uma atenção especial à Santa Casa no aporte de recursos para o custeio dos serviços e especialidades oferecidos pelo hospital. A dignidade humana começa pelo atendimento à saúde, maior patrimônio de nossa cidade e região”, declarou. As emendas parlamentares de deputados estaduais e federais somaram no ano passado aproximadamente, R$ 2,2 milhões. Verba que foi aplicada na compra de equipamentos cirúrgicos, reforma das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Adulto e Coronária e custeio do hospital. Os vereadores Benedito Matheus Filho, Laíde das Graças Simões, Marco Antonio Amaral, Mauricio Ortega, Lineu Navarro, Aparecido Donizetti Penha, Eduardo Martins Batista, Walcinyr Bragatto, Idelso Marques de Souza Paraná, José Luís Rabello, José Alvim Filho destinaram emendas parlamentares à Santa Casa. O vereador Sergio Rocha foi portador da doação de emenda parlamentar de R$ 390 mil, destinada pelo deputado estadual Adilson Rocha, para o custeio da instituição. Os deputados Roberto Massafera, Neslon Marquezelli, Antonio Carlos Mendes Thame, Paulo Freire, João Dado, Antonio Mentor, Feliciano Filho, Carlos Cezar e Adilson Rossi completam a lista dos que encaminharam verba e benfeitorias à instituição.