Santa Casa comemora a semana da enfermagem com palestras e workshop

Evento comemora ainda a 15ª Semana do SCIH e 8ª Semana do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia com debate sobre o combate de infecção
Data da Notícia: 12/05/2015 09:18:06

Equipe da SCIH ao lada das colaboradoras que se vestiram de bactérias para divulgar a semana de controle de infecção hospitalar

Os Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) da Santa Casa de São Carlos realizam durante esta semana uma série de palestras, workshop e atividades teórica e lúdica para tratar da prevenção e controle das infecções e epidemiologia hospitalar. O evento, que acontece no Auditório da Santa Casa, marca o Dia do Enfermeiro que se comemora nesta terça-feira, 12, e o Dia Mundial de Prevenção de Infecção Hospitalar que será comemorado na sexta-feira. O objetivo é informar, relembrar e sensibilizar todos os colaboradores e prestadores de serviço para sua corresponsabilidade no controle da infecção no ambiente hospitalar. Durante os anos de 2014 e 2015 a SCIH e o NHE mantiveram campanhas educativas e de conscientização sobre a higienização das mãos. Um dos vetores de suma importância no combate a contaminação de pacientes por bactérias. Esta semana acontece para fechar um ciclo de ações e iniciar outro. O evento começou com a palestra “Sífilis Congênita” que abordou casos clássicos e revisão de protocolos na tentativa de conter a infecção. O médico pediatra e infectologista do Centro de Atendimento de Infecções Crônicas (CAIC), da Prefeitura, Bento Negrini é quem ministrou a palestra. “Apesar de se conhecer a muito tempo as DST [doenças sexualmente transmissíveis] podemos nos deparar rotineiramente com casos de Sífilis em gestante e congênita, essa palestra convida o público que atende a gestante e Regras Normativas para uma visão holística de atendimento integrado, além de apresentar a revisão dos protocolos de manejo clinico e discussão de casos”, afirmou. O farmacêutico do SCIH, Carlos Franzoni ministrará a palestra “Antimicrobianos da Apresentação à Administração” que busca a segurança o paciente e melhoria continua da qualidade da assistência. Essa palestra acontecerá nesta terça-feira, 12, às 15h. “O propósito é abordar todas as fases da medicação segura desde sua apresentação até a aplicação no paciente”, relatou. O médico infectologista, Fabio Neves abordará nesta quarta-feira, 14, às 13h, a sífilis em adultos. “Com intuito de ressaltar a presença das DSTs em nosso Município essa palestra traz o enfoque da sífilis em adultos, sensibilizando o profissional para o diagnóstico precoce e tratamento oportuno do cliente e seus parceiros sexuais”. “Uso Racional de Antimicrobianos na Terapia Intensiva” é o tema da palestra que o médico infectologista, Claudio Penido fará também nesta quarta, às 19h30. A abordagem é exclusiva aos médicos que trabalham na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), visando o uso racional de antimicrobiano e redução da Resistência Bacteriana. A palestra “Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente” ministrada pelas enfermeiras Cibele de Lourdes Santi Rubert e Vanessa de Moraes Marmo abordará a implantação do Núcleo de Segurança do Paciente na Santa Casa de São Carlos. Essa apresentação, que acontece na quinta-feira, 14, às 15 e 20 horas, tem o objetivo de destacar o projeto de segurança do paciente na instituição e as estratégias para implantação. Encerra a semana a palestra “Soros Imunobiológicos” na sexta-feira, 15, às 14h30 com o chefe da divisão de controle de zoonose de São Carlos, Arlen César Pane, que abordará a técnica e diferenciação dos animais peçonhentos, indicação de tratamento e reações. Na abertura ocorrida na manhã de hoje, 11, a equipe do SCIH apresentou uma retrospectiva das ações ocorridas no ano e contou com a participação das colaboradoras Marta e Bruna que se vestiram de Pseudomonas e Acinetobacter, ou seja, duas bactérias Multiresistentes que estão presentes no ambiente hospitalar. A ação lúdica serviu para divulgar dentro do hospital a semana da SCHI.