Banco de Leite da Santa Casa torna-se modelo para Gota de Leite de Araraquara

Representantes da Câmara, Rotary e Conselho Municipal da Mulher de Araraquara visitam Maternidade de São Carlos; grupo propõe parceria
Data da Notícia: 14/08/2015 15:27:38
O Banco de Leite da Santa Casa de São Carlos recebeu nesta sexta-feira, 14, a visita do um grupo de Araraquara formado pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Elias Chediek, pela presidente do Conselho Municipal da Mulher, Regina Chediek, pelo presidente da Comissão de Subsídio do Rotary, Walter Merlos e a esposa Célia Merlos e ainda a nutricionista e a coordenadora hospitalar da Maternidade Gota de Leite, Natália Borges e Rosemeire Pereira, respectivamente. O mote da visita foi conhecer o funcionamento e os equipamentos do Banco de Leite do hospital. De acordo com Merlos, existe uma ideia inicial que o leite materno recolhido pela Gota de Leite em Araraquara seja processado em São Carlos. “Estamos estudando esta possibilidade para que a Santa Casa seja uma parceira nesse primeiro momento, até que a Gota de Leite se estruture e monte o seu próprio bando de leite”. O grupo foi recebido pelo provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior e pelo tesoureiro Romeu Rodrigues. Esteve presente na visita o médico pediatra e coordenador do Banco de Leite, André Giusti e a enfermeira coordenadora da Maternidade, Annie Jiupato Corrêa. Morillas Júnior agradeceu a visita e afirmou que a Santa Casa está aberta a colaborar com o que foi possível para que a Gota de Leite tenha uma estrutura que dê suporte aos bebês prematuros que necessitam de leite materno para se desenvolver. Giusti apresentou todo o processo de pasteurização do leite materno e como o processo de coleta é feito pela Santa Casa. Ele ainda apontou que todo o leite doado é rastreado e segue rigidamente os protocolos de segurança para que não haja contaminação do produto. “A estrutura física do Banco de Leite da Santa Casa existe por conta da parceria com o Rotary de São Carlos que equipou a unidade. A Santa Casa se mantém no compromisso de qualificar seus funcionários para atender e captar novas doadoras”, ressaltou. Na oportunidade ele lembrou que o Banco de Leite recebeu em dezembro de 2014, pelo segundo ano consecutivo, o Certificado Ouro concedido pelo Programa Iberoamericano de Banco de Leite Humano com patrocínio da Coordenação Geral da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz. A unidade da Santa Casa foi bem avaliada nos quesitos de recursos humanos (formação da equipe, formada no curso específico do setor, em Ribeirão Preto), equipamentos e estrutura, além da manutenção dos dados mensais de produção na Rede de Banco de Leite. O Banco de Leite da Santa Casa fica na Rua Paulino Botelho de Abreu Sampaio, nº 579, em frente à Santa Casa, e está aberto todos os dias, das 7h às 19h. Outras informações no telefone: (16) 3509-1175.